Uma breve história da House Music

foto de disco de vinil do frankie kuckels

Uma breve história da House Music

A história da House Music

 

Os djs de house music da atualidade beberam em fontes do passado, mais precisamente nas inspirações e profissionais do final dos anos 1970 e começo dos anos 1980, que tinham raízes principalmente em Chicago, nos Estados Unidos. Hoje, mesmo com o Google a nosso favor, não é fácil encontrar muito material em arquivos organizados sobre os DJs de música eletrônica daquela época, considerados os percursores da história da house music.

Ainda assim, se alguém na trajetória da house music merece levar o crédito de “criador” do movimento, este é Frankie Knuckles, morto em 2014. Outro músico que tem seu espaço nos primórdios da house music é Tony Humphries. Ambos começaram a fazer sucesso nos anos 70.

foto do Dj Frankie Knuckles

Com a evolução da história da house music, começaram a surgir outras vertentes do mesmo gênero musical. São eles:

• Disco-house;
• Neo-jazz-house;
• Funky-house;
• Electro-house;
• Progressive house;
• Soulful house;
• Acid house;
• Tech-house;
• Entre outros.

Os djs de música eletrônica já aprendem desde o começo qual é a principal característica do estilo: a bateria eletrônica que faz a batida em 4/4, com samplers e baixos que, a partir dos anos 70, foram ganhando corpo através da disco music.

Atualmente, as batidas por minuto (Bpms) vão de 118 até 135, mas, historicamente, as músicas eram mais lentas, feitas com repetição eletrônica, uso de sintetizador e com sequências bem marcadas e envolventes.

De onde vem o termo house music?

Antes de fazer a contratação de djs de house music, é interessante saber o que está por trás deste termo bastante popular. Existem algumas divergências sobre o assunto, mas a explicação mais aceita pela comunidade da house music é a seguinte: a casa noturna The Warehouse, em Chicago, teria abrigado os djs de house music lá no início, entre o final de 1970 e início de 1980. A balada era frequentada por negros, latinos e pelo público LGBT. House seria, então, uma expressão mais curta para designar a casa Warehouse. Enfim, a abreviação acabou pegando e passou a definir o gênero da house music.

 

História da house music no Brasil

Os djs de house music para contratação profissional só começaram a surgir no Brasil no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando a dance music passou a ganhar as pistas do mundo inteiro. Neste período, no Brasil, o estilo era classificado como “poperô”, um modo depreciativo que foi usado até a formação do público verdadeiramente fã da música eletrônica.

Depois dos anos 1990, a house music começou a produzir muito mais variedades do que os próprios críticos e especialistas poderiam prever. Por isso, hoje, quem faz a contratação de djs de música eletrônica, pode aproveitar na pista vários ritmos de origem na house music. Entre os mais conhecidos estão o Trance, o Psy e o Techno.

Nestes mais de 30 anos de história da house music, vários hits foram muito tocados nas casas noturnas, inclusive no Brasil. A força da house music é impressionante e fazer a contratação de dj de musica eletrônica com experiência, com certeza, é garantia de sucesso para um evento.

Um dos principais Djs brasileiros de house musica é Fischetti com mais de 25 anos de carreira.

É importante que o profissional esteja antenado com todas as novidades e variações da house music. Assim, é possível curtir todos os estilos durante as festas corporativas e eventos sociais. Para encontrar o melhor DJ, fale agora mesmo com a equipe da Hypno!

No Comments

Post A Comment